Os servidores aposentados vinculados ao Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) precisam realizar a Prova de Vida digital até o dia 27 de dezembro. Cerca de 3 mil aposentados e 500 pensionistas foram convocados para esse procedimento, que é indispensável para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios. Até o momento, poucos beneficiários concluíram a atualização.
Até o primeiro mês do procedimento, aproximadamente 1.100 beneficiários realizaram a Prova de Vida. No entanto, cerca de 2.600 pessoas ainda precisam completar o processo.
Vale ressaltar que, caso o procedimento não seja realizado até o prazo estipulado, o pagamento será suspenso a partir de janeiro de 2025. Para regularizar a situação, o beneficiário deverá finalizar o processo.
A Prova de Vida pode ser feita pelo aplicativo “MEU RPPS”, onde é necessário enviar um documento de identificação com foto, em bom estado, para validação. Documentos aceitos incluem RG, Carteira de Identidade Militar, CNH ou carteira de entidade de classe, como OAB e CRM, emitidos nos últimos 10 anos.
Segundo Midiã Leite, presidente do Instituto de Previdência de Feira de Santana, houve alguns problemas pontuais com o sistema, mas todos tiveram resolução no mesmo dia e em caso de dificuldades no processo, o beneficiário pode procurar o Instituto de Previdência ou a Caixa Econômica Federal para realizar a Prova de Vida presencialmente.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (75) 3602-8680 ou pelo e-mail cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.
Com informações da Secom