A Haas e a Toyota anunciaram nesta sexta-feira (11) uma parceira técnica na Fórmula 1.
Com o acordo, a equipe norte-americana passa a contar com o apoio da Toyota Gazoo Racing, divisão de competições da montadora japonesa, no desenvolvimento técnico e aerodinâmico, incluindo a estrutura de testes. O acordo é plurianual, e deve ir pelo menos até o fim de 2026.
A parceria permitirá à Haas e à Toyota um intercâmbio envolvendo pilotos, engenheiros, mecânicos e técnicos, mas não inclui inicialmente a possibilidade de fabricação de motores por parte dos japoneses. O time de Gene Haas tem contrato com a Ferrari até o final de 2028.
O acordo já era especulado em junho pela imprensa especializada em junho. No entanto, o site húngaro Formula.hu afirmou na ocasião que a Toyota poderia assumir já em 2025 os naming rights da Haas, a exemplo do acordo que a Sauber teve com a Alfa Romeo até o fim de 2023. A partir daí, poderia assumir a fabricação dos carros do time.
O chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, comemorou a parceria técnica durante o anúncio desta sexta-feira. A escuderia já exibirá a marca da Toyota Gazoo Racing como patrocinadora a partir do GP dos Estados Unidos.
“Estou muito feliz pela união da MoneyGram Haas F1 Team e da Toyota Gazoo Racing nesta parceria técnica”, celebrou o dirigente. “Todos na equipe estão ansiosos pelos resultados colaborativos desta nova relação”, completou o dirigente.
Com informações da Band