Em edição comemorativa de 25 anos, o Festival de Lençóis abriu sua primeira noite, na última quinta-feira (10), com uma grande homenagem ao Axé Music, que está prestes a completar 40 anos de história. Com arranjos primorosos e originais, escritos exclusivamente para o show, o maestro Luciano Calazans convidou ao palco Márcia Freire, Ricardo Chaves e Gerônimo Santana, ícones desse gênero que revolucionou a música baiana nos anos 80. O primeiro dia de Festival também foi marcado pelas apresentações de Samantha Tosto e do grupo Sambaiana.
Hoje (11), as maiores expectativas estão voltadas para a presença de Marcelo Falcão e, na sequência, do cantor Jau, em shows que reúnem em um só lugar o melhor da música brasileira e o melhor das paisagens que Lençóis tem para oferecer. Amanhã (12), o destaque do último dia de Festival será a rainha do Axé Music Daniela Mercury, que entra depois de Marcel Jaques e da artista revelação baiana Melly, que passeia do ijexá ao pop e R&B.
Lençóis contra o Fogo – Com a missão de transformar a cidade num berço de diversidade, o Festival de Lençóis renova este ano o seu apoio à campanha Bahia Sem Fogo e desenvolve ações de promoção ao turismo responsável, com iniciativas de prevenção, combate e monitoramento de incêndios na região. Entre as paisagens que merecem ser preservadas, estão paradas consideradas obrigatórias em Lençóis, como Cachoeira da Fumaça, Ribeirão do Meio e Morro do Pai Inácio.
Diante de um cenário paradisíaco ideal para turistar em trilhas, cachoeiras, casarões coloniais e ruas de pedra, o Festival de Lençóis abre as portas para os visitantes explorarem um pouco de tudo o que Lençóis tem para oferecer, desde história e cultura até gastronomia e artesanato. Na edição de 2024, o evento completa 25 anos bem-sucedidos movimentando a economia local e promovendo a importância de valorizar a pluralidade musical brasileira e a biodiversidade da Chapada Diamantina.
O Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Cultura e Entretenimento com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV) Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Neoenergia Coelba e Instituto Neoenergia, Bahiagás e Governo do Estado da Bahia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Rádio A Tarde FM, Portal de Lençóis e da Prefeitura Municipal de Lençóis.