Os servidores inativos vinculados ao Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) têm até o dia 27 de dezembro para realizar a Prova de Vida digitalmente. Cerca de 3 mil aposentados e 500 pensionistas estão convocados para o procedimento, que é essencial para garantir a continuidade do recebimento dos benefícios. Até o momento poucos beneficiários completaram a atualização.
É importante lembrar que, caso a Prova de Vida não seja realizada dentro do prazo, o pagamento dos benefícios será suspenso a partir de janeiro de 2025. Para regularizar a situação, o beneficiário deverá completar o procedimento.
O processo pode ser feito através do aplicativo “MEU RPPS”, onde é necessário anexar um documento de identificação com foto, em bom estado, para permitir a validação da imagem capturada. Entre os documentos aceitos estão: RG, Carteira de Identidade Militar, CNH ou carteira de entidade de classe, como OAB e CRM. Esses documentos devem ter sido emitidos nos últimos 10 anos.
Após o envio, o sistema realizará o reconhecimento facial e o procedimento será validado. O beneficiário deve acompanhar o status da solicitação diretamente no aplicativo, já que o processo não é validado automaticamente.
Para aqueles que não conseguirem realizar o procedimento digitalmente ou não tiverem acesso aos meios tecnológicos, a Prova de Vida também pode ser feita presencialmente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal dentro do período estipulado. O não comparecimento pode resultar na suspensão do benefício.
Em casos de problemas técnicos com o aplicativo ou impossibilidade de comparecimento à Caixa, o IPFS divulgará as próximas orientações.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (75) 3602-8680 ou pelo e-mail cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.
Com informações do Secom