sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Dupla do Bahia lidera lista de jogadores que mais atuam saindo do banco de reservas na Série A

No futebol, a regra básica é que cada equipe tem 11 titulares em campo, mas se o esporte criasse uma exceção, o Bahia com certeza iria se aproveitar para escalar 13 atletas ao mesmo tempo. E o que prova isso são os números, já que De Pena e Biel são os reservas mais utilizados do Campeonato Brasileiro e saíram do banco para ajudar o Tricolor 18 e 17 vezes, respectivamente, durante as 22 rodadas da competição.

Eles são seguidos de perto por Vitinho (Cruzeiro), Max (Atlético-GO), Nathan Fernandes (Grêmio) e Zé Hugo (Vitória), que também são frequentemente acionados pelos seus treinadores durante as partidas.

Atletas mais utilizados saindo do banco de reservas na Série A

JogadorClubeNº de jogos saindo do bancoNº de jogos no total
Carlos De PenaBahia1821
BielBahia1720
VitinhoCruzeiro1515
MaxAtlético-GO1414
Nathan FernandesGrêmio1414
Zé HugoVitória1414

Fonte: Ogol

Ainda chamam a atenção a quantidade de jogos em que eles atuaram nesta Série A. De Pena, por exemplo, jogou em 21 oportunidades e só foi desfalque contra o Criciúma, pela 9ª rodada, por suspensão, ao levar terceiro cartão amarelo no jogo anterior. Apesar dos números que o provam como uma peça importante no esquema de Rogério Ceni, ele só foi titular três vezes desde a sua chegada ao Bahia.

Jogos de De Pena como titular:

  • Bahia 4 x 1 Cruzeiro – 11ª rodada;
  • Athletico-PR 1 x 3 Bahia – 16ª rodada (preservou algumas peças por cansaço);
  • Bahia 1 x 1 Internacional – 20ª rodada (três dias antes do jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil).

No último domingo, De Pena foi acionado ainda no intervalo por Rogério Ceni e substituiu Thaciano em uma mudança tática promovida pelo treinador. Mas essa não é uma cena comum no Bahia. O uruguaio costuma entrar só na reta final dos jogos e tem média de 17 minutos em campo nas 18 partidas em que foi acionado do banco de reservas neste Brasileirão.

De Pena conta com 475 minutos jogados nesta Série A e deu duas assistências, contra Botafogo e Internacional.

Por outro lado, Biel ganhou mais oportunidades no onze inicial, mas começou boa parte dos jogos do Bahia no banco de reservas e foi uma arma do treinador para dar velocidade e profundidade à equipe no Brasileiro.

Com 20 partidas na competição, o atacante entrou em campo em todos os 15 primeiros jogos do Tricolor, mas em todos eles veio do banco. Ele só ganhou a primeira oportunidade como titular no torneio nacional contra o Athletico-PR, na 16ª rodada, e, após dar gol e assistência, ganhou mais oportunidades no onze inicial sob o comando de Rogério Ceni.

 Fotos: Rafael Rodrigues / EC Bahia

Jogos de Biel como titular na Série A:

  • Athletico-PR 1 x 3 Bahia – 16ª rodada (preservou algumas peças por cansaço);
  • Bahia 1 x 1 Internacional – 20ª rodada (três dias antes do jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil);
  • Fluminense 1 x 0 Bahia – 21ª rodada (três dias antes do jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil).

Mesmo sem constância no time titular, Biel coleciona bons números pelo Bahia nesta Série A. Além dos 20 jogos, ele é o 7º atleta mais utilizado do elenco nesta temporada e o que tem mais participações para gols no clube no Brasileirão, com quatro bolas na rede e quatro assistências.

No Ba-Vi do último domingo, Biel foi acionado logo aos 18 minutos do primeiro tempo para substituir Everton Ribeiro, que havia acabado de balançar as redes mas estava machucado e precisou sair de campo. O camisa 11 até tentou deixar o time mais agudo, mas esbarrou em alguns erros na tomada de decisão.

– Falei com ele [Biel], é um jogador que tenta sempre o grande lance, né?! Depois de tentar uma ou duas, é importante soltar a bola. É a função dele tentar, mas nem sempre vai dar certo. Achei que o jogo por ali ia fluir bem no um contra um dele. Hoje ele não levou tanta vantagem nos dribles. Ele está com um incômodo nas costas, quase não veio para o jogo. Hoje ele não ganhou tantos duelos, mas é um jogador muito importante para a gente, já entrou e fez a grande jogada do jogo outras vezes – disse Ceni após o Ba-Vi do último domingo.

A tendência é que Rogério Ceni mantenha a “escalação padrão” do Bahia para o jogo deste sábado contra o Grêmio, já que nenhum dos titulares nas últimas duas partidas desfalcam a equipe. Por isso, De Pena e Biel devem começar no banco mais uma vez e, se o roteiro da maior parte da temporada se repetir, eles serão utilizados no decorrer do jogo para tentarem ajudar o Tricolor nesta retomada no Campeonato Brasileiro.

Com informações do Globo Esporte.com

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval