Um dos maiores exportadores da cultura do cacau da Bahia para o mundo, Marco Lessa volta a Salvador para capitanear dois dos maiores festivais gastronômicos do estado. O Origem Week e o Chocolat Festival acontecerá entre os dias 14 e 17 de março, no Centro de Convenções, e marca o retorno do empresário baiano que construiu um império de oportunidades com a matéria-prima do chocolate, beneficiando além do polo cacauicultor, a agricultura familiar remanescente.
Eleito como um dos cem empresários mais influentes do agronegócio, em 2023, pela Revista Agroworld, Lessa atua no segmento cacaueiro desde o início da década de 90, quando esteve no elenco de produtores da primeira versão da novela “Renascer“, que está de volta às telas com o remake dirigido pela Rede Globo. Desde então, o CEO da M21 se consolidou como o “embaixador do cacau” e internacionalizou sua atuação, gerando reconhecimento e oportunidades para pequenos, médios e microempreendedores do ramo, além de incentivar o cultivo de produtos sustentáveis no campo.
“Foi uma honra ser reconhecido, pela terceira vez, como um dos 100 mais influentes do agronegócio do Brasil. Estou ciente da responsabilidade de seguir promovendo o nosso cacau, os seus coprodutos e onosso chocolate de origem. É um prêmio que divido orgulhosamente com todo o setor: pesquisadores, produtores, trabalhadores rurais, agricultores familiares, chocolateiros, setor público e, claro, a nossa incrível equipe. Viva o Cacau do Brasil!”, afirmou o empresário baiano
Entre alguns desses projetos de expansão do cacau brasileiro, estão o Origem Week Bahia, feira de negócios que protagoniza a cadeia produtiva dos alimentos produzidos no estado; o Chocolat Festival, evento internacional de cacau e chocolate, o maior da América Latina, com 34 edições realizadas, sendo 10 na Europa; e a Casa Brasiliana, exposição de produtos de origem brasileira em Portugal.
Para o secretário de turismo da Bahia, Maurício Bacelar, eventos como o Origem Week alavanca os setores do agronegócio e o turismo no estado.
“São marcas de origens animal, vegetal e artesanal, oriundas de zonas turísticas do estado. Uma feira como essa não só fomenta a atividade turística mas também faz aumentar o fluxo da cadeia econômica”, disse o titular da Setur.
O Origem Week e o Chocolat Festival evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome.