Salvador, terra da diversidade, influências e saberes culinários sedia, de 14 a 17 de março, a terceira edição do Origem Week Bahia, no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio. O evento retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais, como o belga Laurent Rezette e a argentina Mariana Corbetta.
O festival, que se firmou como uma das maiores feiras gastronômicas da Bahia, traz nesta edição mais de 300 marcas de produtos – do gourmet ao artesanal –, como queijos, vinhos, chocolates, doces, cafés e charutos. Essa variedade de sabores será representada por 200 expositores, que disponibilizarão suas mercadorias nos stands para vendas e degustação. Dentro da feira gastronômica acontece ainda a 35ª edição do Chocolat Festival.
“O Origem Week chega a sua terceira edição com ainda mais marcas e produtos baianos, mais conteúdos e com a perspectiva de grandes negócios. O objetivo é levar para Salvador o melhor da Bahia, especialmente para o micro e pequeno empreendedor que não tem tantas oportunidades”, disse Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21.
O evento prioriza fomentar a agricultura familiar, que é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos baianos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtores rurais estarão imersos numa troca de conhecimento constante com a sociedade civil e representantes do poder público e privado, divulgando as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente dessas atividades.
O Origem Week Bahia estima receber cerca de 20 mil visitantes durante os quatro dias, gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. O evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater.
CHOCOLAT FESTIVAL
O Origem Week recebe o maior festival de chocolate da América Latina, o Chocolat Festival, que está em sua 35ª edição reunindo toda a cadeia produtiva, do cacau ao chocolate e derivados. A programação contará com showcooking, degustação, palestras e experiência sensorial.
SHOWCOOKING
Elevando a experiência e aguçando os sentidos dos participantes, o evento traz a dinâmica da cozinha ao vivo com o showcooking (aula + degustação) com grandes chefs nacionais e internacionais. Os profissionais vão preparar pratos autorais e compartilhar suas técnicas e vivências na grade do Origem Week e Chocolat Festival.
Entre as atrações confirmadas estão a chef angolana radicada na Bahia, Dona Dolores, que vai preparar uma receita valorizando a origem da gastronomia baiana e suas raízes. Outro destaque é a chef baiana Solange Borges, que vai homenagear a influência africana em sua cozinha utilizando plantas alimentícias não convencionais (PANCs).
Já na programação do Chocolat Festival, o renomado chef belga Laurent Rezette e a chef argentina Mariana Corbetta vão dar um show no preparo de receitas doces ao lado de Francisco Sant’Anna, que vai ensinar a fazer um Sorvete de Chocolate com Cocada; chef Marcus Amaral com o tradicional Acarajé da Bahia; a chef Elibia Portela com o Pão Delícia com Ganache de Limão Siciliano. O público ainda poderá apreciar os pratos dos chefs Thiago Sá, Dani Façanha, Cida Pescadora e Raimundo Mendes.
Para a criançada terá o espaço Kids Cooking, com aulas para os pequenos aspirantes à cozinha com técnicas simples e divertidas de como preparar receitas deliciosas. As aulas serão comandadas pela chef Tia Pri.
PALESTRAS
Entre os palestrantes confirmados para a terceira edição do Origem Week, destaque para:
Uerisleda Alencar Moreira – Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UNEB/UFBA/IFBA). Docente no Centro Universitário Estácio da Bahia, Gastrônoma com experiência na área de História da Alimentação, Panificação e confeitaria brasileira e Plantas Alimentícias Não-Convencionais.
George Melo Barreto – Administrador, Pós-graduado em Marketing , Mestre em Gestão de Negócios – UFBA e Especialista em Estratégia de Marketing do Consumidor-EUA.
Achille Bianchi – A Indicação Geográfica (IG) como reconhecimento de valor e qualidade na União Europeia, ele é advogado internacional especializado em Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Marcas Coletivas
Drª Maria Eduarda Araújo – advogada, especialista em direito empresarial, integrante das comissões de Fashion Law, Direito empresarial e Direito digital
ARTESANATO
Visando protagonizar toda a cadeia produtiva do estado, a feira abrigará também o artesanato local, com rendas, bordados e peças em cerâmica e madeira.
NEGÓCIOS
O evento abre espaço para o empreendedorismo e investimento com rodadas de negócios, fóruns de discussão, entre outras atividades comerciais, estimulando, assim, a parceria e aproximação entre empresários e pequenos produtores e facilitando a negociação entre empresas (B2B) e empresa e consumidor final (B2C).