O piloto Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1 em 2005 e 2006, deixará a Alpine e correrá pela Aston Martin a partir da temporada de 2023.
O espanhol, de 41 anos de idade, vai assumir a vaga deixada pelo tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que se despedirá da categoria no final da atual edição do campeonato.
Em um comunicado, a Aston Martin informou que está “entusiasmada em receber a incrível experiência de Alonso”, além de revelar que o contrato do experiente piloto será válido por “vários anos”.
“A Aston Martin está fazendo de tudo para tentar vencer e, portanto, é um dos lugares mais emocionantes para se estar na F1. Ninguém na categoria hoje em dia mostra uma visão maior e um compromisso absoluto para ganhar, e isso a torna realmente uma oportunidade estimulante para mim. Ainda tenho fome e ambição de lutar para ficar na frente”, declarou Alonso.
Com passagens por Minardi, Renault, McLaren e Ferrari, Alonso venceu dois campeonatos mundiais de F1 e foi vice-campeão em três ocasiões. Após ter deixado a categoria em 2018, o espanhol voltou no ano passado para guiar um dos carros da Alpine, tendo terminado a temporada em 10º.
Na atual edição da F1, Alonso conseguiu somar 41 pontos em 12 corridas disputadas, mas o seu melhor resultado foi um quinto lugar no Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra.
Com informações do Terra