Nos dias 14 e 15 de outubro, Vitória da Conquista será palco da nona edição do Festival Suíça Bahiana (FSB). Organizado pelo Coletivo Suíça Bahiana, o festival independente tem se consolidado como um dos mais importantes do estado e chega com diversas novidades em sua programação, dentre elas, a cantora Rachel Reis, recentemente indicada ao Grammy Latino, e a banda Maglore, queridinha do público conquistense.
A grande inovação deste ano é a inclusão de intérpretes de Libras em todas as apresentações musicais, tornando o festival pioneiro na promoção da acessibilidade para a comunidade surda no município. Essa iniciativa reforça o compromisso do Suíça Bahiana com a inclusão e a diversidade, tornando a música acessível a todos.
O local escolhido para sediar o evento foi a Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, que tem um histórico de shows memoráveis, incluindo a edição do FSB realizada no ano de 2018. Além do palco principal, o festival contará com outros espaços para atender a todos os gostos e idades. A Tenda Eletrônica será o ponto de encontro para as apresentações de DJs, enquanto o Espaço Gastronômico fornecerá opções da culinária local. Para as famílias, haverá o Espaço Kids, com atividades e entretenimento infantil.
O FSB será gratuito pelo segundo ano consecutivo, graças à sua inclusão no calendário oficial de eventos do município, que ocorreu por meio da Lei nº 2.415/2020. Essa medida tem permitido que cada vez mais pessoas tenham acesso a um intercâmbio musical rico e diversificado, com artistas e bandas locais e de nível nacional.
Confira a programação completa:
14/10 (Sábado)
- Maglore
- Retrofoguetes convida Nancy Viégas
- Dona Iracema convida Nem Tosco Todo
- Hotel Mambembe convida Ítalo Silva
15/10 (Domingo)
- Rachel Reis
- Duo Finlândia convida Gabriela Mello
- Supremo convida Eulá
- Africania convida Lerry
Gilmar Dantas, curador do festival, destacou que, para quem acompanha o FSB desde a sua primeira edição, sabe que esta é uma programação mais compacta. “Tem sido um ano muito difícil, vide os cancelamentos do Feira Noise, Festival de Lençóis, Jazz no Capão, e tantos outros eventos importantes ”, pontuou. “Fazer acontecer já é um ato heróico. Mas ainda assim conseguimos montar uma programação bem diversa, com rock, música instrumental, hip hop, eletrônica e pop, que serão interpretados por artistas LGBTQIAPN+, PCDs e tendo ainda uma mulher negra como atração principal. Essa edição será um testemunho da resiliência da nossa cultura e da nossa comunidade, celebrando a diversidade que nos torna únicos”, afirmou.
Vale ressaltar que a entrada no FSB é gratuita, porém, para garantir o acesso, é necessário adquirir um ingresso solidário antecipadamente por meio da plataforma Sympla, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento. Além disso, há opções de ingressos que incluem kits especiais, como copos e camisas exclusivas. É importante também observar que, devido à capacidade limitada do local, os ingressos garantem o acesso somente para aqueles que chegarem até às 17h. Após esse horário, a entrada estará sujeita à disponibilidade de espaço.
O Festival Suíça Bahiana 2023 tem a realização do Coletivo Suíça Bahiana e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com apoio do Governo da Bahia, Deputado Fabrício Oliveira, Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Sorrai Produções e Conquista Repórter