sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

16º edição da Flifs acontece em setembro e homenageia artistas feirense

Na última sexta-feira (26), aconteceu o lançamento da 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), o evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento será realizado entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro, na Praça Padre Ovídio.

Em 2023, durante os seis dias do evento, serão realizadas 13 mesas literárias, dez conversas com escritores, sete oficinas e minicursos, 13 contações de histórias, dois espetáculos teatrais, nove shows e 96 lançamentos de livros.

Lançamento da 16º do Flifs 2023 no Teatro Sesc. Foto: Reginaldo Júnior

Em entrevista ao Portal MF, a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Flifs, Rita Brêda, falou sobre a importância do evento para cidade de Feira de Santana e os homenageados desta edição.

Entrevista de Rita Brêda ao Portal MF. Foto: Lila Oliveira

“O Flifs a cada ano se consolidada no calendário cultural da cidade, neste ano como o tema ‘Literatura e Serão’, fazemos homenagens a dois grandes nomes da nossa cultura, o artista plástico Juraci Dórea, um artista que desacata apresentações e o cordelista Chico Pedrosa, pois é importante que a Flifs reconheça artistas da nossa cidade.”, disse Rita

A programação do encontro literário, ainda vai contar com a presença dos escritores Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro ”O peso do pássaro morto”, do poeta moçambicano Amosse Mucavele, curador da Feira do Livro de Maputo e da Feira Internacional do Livro de Quelimane, e do poeta baiano Fabrício Oliveira, ganhador do Prêmio Moutonnée de Poesia.

“Teremos uma vasta programação, vamos oferecer ao público multilinguagem, teatro, música, contação de história, conversas com escritores, dando uma visibilidade especial aos nosso poetas e escritores, de Feria de Santana e da nossa região”, falou Rita.

A Feira do Livro é um projeto continuado de formação de leitores que reúne anualmente cerca de 50 mil pessoas. Para a reitora da Uefs, Amali Mussi, ”ano a ano a Flifs vem crescendo e é interessante que ela gera expectativa pela leitura. Além de contribuir para a formação do leitor, ela está despertando criatividade. É um empoderamento de um futuro melhor.

“É um empoderamento para você poder ter ferramentas para enfrentar dificuldades através de leituras diferenciadas do contexto”, afirmou.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval