O Comitê Estadual do PCdoB-BA debateu, em reunião realizada neste sábado (29/07), em Salvador, o projeto para as eleições de 2024 e ainda convocou sua Conferência Estadual, a qual é composta por conferências de bases e municipais. Os encontros ocorrerão entre os meses de agosto e novembro, culminando na plenária final estadual, que será realizada em 11 de novembro de 2023, das 9h às 18h, no Centro de Convenções do “Quality Hotel & Suites São Salvador”, com o objetivo de reorganizar o PCdoB no estado, eleger as novas direções e preparar o Partido para os desafios eleitorais de 2024.
Na ocasião, foram deliberadas as metas de reeleger prefeitos (as) e vereadores (as) da legenda, bem como trabalhar para ampliar a quantidade de eleições em relação a 2020. No total, são 54 pré-candidaturas do PCdoB a prefeituras e centenas de pré-candidatos (as) a vereadores (as) em todo o estado.
O presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, acredita que o Partido reúne condições para alcançar os objetivos eleitorais traçados para 2024.
“A possibilidade de reeleger e ampliar a quantidade de prefeitos (as) do PCdoB, especialmente nos grandes centros políticos, é real. O esforço de ampliação das candidaturas deve ser perseguido por meio da busca por unidade e fortalecimento da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) e do nosso campo político na Bahia”, afirmou.
A direção entende que é necessário fortalecer a Federação supracitada, garantindo a vitória do campo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues nos principais centros, especialmente a partir de Salvador, com a pré-candidatura de Olívia Santana ao Palácio Tomé de Sousa. Nesse sentido, a compreensão do coletivo partidário é de que é fundamental recuperar a hegemonia nas principais cidades do estado.
Sobre a conjuntura nacional e estadual, o eixo das discussões girou em torno das medidas necessárias para garantir o êxito dos governos de Lula e Jerônimo. O PCdoB-BA, por meio de seus mandatos parlamentares, espaços ocupados no governo e influência no movimento social, coloca-se à disposição do governador Jerônimo, especialmente, para enfrentar os desafios da Bahia, que envolvem áreas como saúde, educação, segurança pública e a elaboração de um projeto estadual de desenvolvimento.