A Netflix adicionou 5,9 milhões de clientes à sua base no segundo trimestre deste ano, mais do que o dobro do que previam os analistas de Wall Street. O crescimento acontece após a plataforma tem colocado em prática a cobrança pelo compartilhamento de login e senha.
Os resultados financeiros, anunciados nessa quarta-feira, 19, marcam o segundo melhor trimestre da Netflix desde o auge da pandemia, há três anos. Antes, os analistas previam que a plataforma conquistasse 2,07 milhões de novos clientes no período.
Em maio, a líder do segmento de streaming começou a cobrar das pessoas um valor adicional de quem quisesse compartilhar seu acesso com quem morasse em outro endereço. O plano era parte importante da tentativa de acelerar o crescimento da Netflix, que ficou mais lento em 2022.
A nova regra causou reclamações e controvérsias entre os analistas, que não chegaram a conclusões sobre o quanto isso poderia impactar no crescimento da companhia. A Netflix foi avisada de que poderia sofrer uma onda de cancelamento de assinaturas após instituir a nova regra, mas que, posteriormente, começaria a ver um crescimento nos negócios na segunda metade deste ano.
Mas, nas últimas semanas, dados de terceiros já indicavam que a Netflix vinha ampliando sua base de assinantes. A companhia disse que as novas inscrições já estão superando os cancelamentos e que esse crescimento deverá acelerar nos próximos meses. Para o terceiro trimestre, a projeção de crescimento é de 7,5%.
Os negócios no segundo trimestre cresceram 2,7%, alcançando a marca de US$ 8,19 bilhões, ficando um pouco abaixo das projeções dos analistas.
A Netflix encerrou o segundo trimestre de 2023 com 238,4 milhões de clientes, 8% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Com informações do Meio e Mensagem /informações do Ad Age e da Bloomberg