Fomentando a inclusão e acessibilidade na mobilidade urbana, toda a frota de ônibus do transporte público de Feira de Santana dispõe de assentos preferenciais e elevadores, auxiliando a rotina de idosos e pessoas com necessidades especiais, que precisam do transporte público.
Em Feira, existem cerca de 7.380 mil cadastros de pessoas com deficiência e 17.462 mil de idosos. Deste total, são mais de 10 mil usuários do transporte público mensalmente. Para a aposentada Jandira Silva, a existência do assento preferencial no transporte é um auxílio para sua rotina e contribui com a sua saúde.
“Tenho um problema na perna que me faz sentir um ‘choque’ e às vezes eu vejo que não aguento ficar em pé, e preciso me sentar”, relata a aposentada.
Os lugares preferenciais também são destinados a gestantes, passageiros com criança de colo, e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além dos assentos, os elevadores são essenciais para auxiliar o acesso de pessoas com deficiência aos veículos. Todo os equipamentos são vistoriados diariamente pela equipe de fiscalização da SMTT.
Com informações da Secom