Na tarde de ontem (20), durante sessão do Grande Expediente, o deputado estadual José de Arimateia (REP) ocupou a Tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para criticar a má condição de trafegabilidade da BR-324.
O parlamentar fez um apelo direcionado à Comissão de Infraestrutura da Casa, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT).
“A Via Bahia está prestando um péssimo trabalho aos transeuntes das BR’s -324, 116, 101 e 242. A concessionária só sabe fazer jardinagem. Que ela [Via Bahia] seja ouvida para prestar esclarecimentos”, lembrando que está encaminhando um ofício à pasta para que a empresa seja convocada.
Arimateia destaca a necessidade de manutenção das referidas estradas federais. “Com o aumento do volume de chuvas e do intenso tráfego de veículos, sobretudo neste período junino, é crescente o número de buracos nas pistas colocando em perigo a vida dos usuários. É preciso intervenção urgente!”
Na última semana, o vereador Petrônio Lima já havia chamou atenção para o tema. “Mais movimentada rodovia da região, a 324, que liga Feira de Santana à Salvador, está esburacada. São inúmeras as reclamações dos motoristas contra o péssimo serviço prestado pela empresa, não obstante a cobrança de elevados valores em pedágio. Precisamos fazer um exercício de paciência e atenção.”
A partir desta quarta-feira (21), a BR-324 deve receber um aumento no fluxo de veículos devido à proximidade do São João. De acordo com a Via Bahia, é esperado um aumento de veículos de 46%, comparado aos dias convencionais.
O edil mostrou preocupação com os riscos por falta de melhorias na via. “à noite, diversos condutores param no acostamento para trocar pneus danificados devido aos buracos, correndo perigo.”