A startup de conteúdo criado e voltado para a comunidade negra AFRO.TV lança, em parceria com DORITOS®, marca de snacks da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo com marcas como DORITOS®, LAY’S®, QUAKER®, TODDYNHO®, KERO COCO®, GATORADE® e PEPSI® que completa 70 anos em 2023 – a série “Nova Música Negra Brasileira”. O projeto tem como objetivo revelar talentos da música negra do país.
Em formato reality show, o projeto foi idealizado e produzido pela AFRO.TV e coordenado pela Almap BBDO. Os seis episódios, gravados* em 2021, em Salvador (BA), vão apresentar a trajetória musical de cada talento, de diversos gêneros musicais, além do processo de criação de cinco feats. Cada etapa será divulgada nas mídias sociais da AFRO.TV, de DORITOS® e dos perfis de cada artista participante. Para acompanhar os episódios, basta acessar https://www.youtube.com/@AFROTVBrasil
Na série, artistas com experiência de anos na cena da música negra baiana escolhem jovens talentos emergentes para mentorear, conectando gerações em suas mais variadas expressões culturais e, assim, impulsionar o ecossistema da música negra independente.
Os novos talentos foram convidados pela AFRO.TV por meio de entrevistas pessoais e audições em que falaram de temas como vida e carreira. Cada um receberá a mentoria e gravará uma música autoral junto de um grande nome da música negra Baiana.
O projeto nasceu da necessidade de democratizar as experiências e espaços e de dar mais visibilidade à novíssima cena da música negra que está emergindo das periferias brasileiras e especialmente em Salvador (BA), considerada pela UNESCO a capital da música brasileira e berço de movimentos culturais como a Tropicália, Axé Music, Blocos Afro, Pagodão, entre outros gêneros.
“A diversidade e a representatividade são pilares que fazem parte do DNA não só de DORITOS® como também de PepsiCo. Ao abraçar esse projeto com a AFRO.TV, buscamos dar espaço e holofote a quem ainda não teve uma oportunidade de mostrar ao mundo seu talento. Assim como artistas negros(as) já conhecidos(as) por sua trajetória no meio, a nossa intenção é a de democratizar as experiências de fala. Sabemos que estamos numa jornada e que temos o papel de impulsionar uma transformação estrutural na sociedade como um todo”, comenta Cecilia Dias, Vice-Presidente de Marketing da PepsiCo Brasil.
*Os episódios foram gravados durante a pandemia, em 2021, portanto, é possível que algumas informações pessoais e profissionais dos artistas não reflitam o momento atual, porém, não poderíamos deixar de exibir o Nova Música Negra Brasileira que contribui com a trajetória deles.
Sobre a AFRO.TV
A AFRO.TV é uma startup de conteúdo digital criada em novembro de 2020 com investimento da AFAR Ventures (www.afaventures.com). A proposta da empresa é criar soluções de branded content em audiovisual para marcas. A AFRO.TV mantém um canal no Instagram com 160 mil seguidores (as) e uma rede de influenciadores(as) digitais parceiros(as) para produção de conteúdos sobre entretenimento, comédia, música, tecnologia dentre outros temas.