Portal MF

Notícias

GERAL

De olho no futuro: boom de “carreiras promissoras” pode ser um risco na hora da escolha da carreira


Postado em 25/07/2017 ás 23:37:50

 Redação Portal MF

Escolher uma profissão pode ser uma das decisões mais angustiantes que os jovens precisam fazer. Muitas vezes, a pressão e a falta de visão acabam conduzindo muitos a tomarem decisões das quais se arrependem mais tarde.

A equação “dinheiro + cenário econômico” ajuda a comprometer a definição da futura ocupação de muitos jovens e pode gerar grandes frustrações. Especialistas nos setores de recursos humanos aconselham fugir das "ondas do momento". O mesmo vale para as profissões ditas tradicionais (direito, medicina, administração...), caso o fator de desempate seja apenas “ganhar bem”.

“Analisar o mercado e o quanto cada profissão remunera não deve ser negligenciado, mas estes são fatores que estão longe de ser determinantes para escolha de uma carreira. Avaliar o que o jovem gostaria de ser, de fazer, e a atividade que ele sente que tem maior aptidão para exercer é primordial nessa etapa da vida”, explica Anderson Braga, sócio mantenedor do CETTPS, instituição de referência no ensino técnico, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

 O que também pode ajudar os jovens é saber que uma decisão neste momento não é necessariamente definitiva. “Não é difícil encontrar quem iniciou sua vida profissional em uma função e, em determinado momento, mudou o curso da carreira. O amadurecimento profissional faz com que as pessoas descubram esses novos caminhos”, conclui Anderson.