sexta-feira, março 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Especialista alerta para importância de iniciar terapia

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), com aproximadamente 5,8% da população atravessando esse tipo de transtorno. Em contrapartida, apenas 3% dos brasileiros recorrem à terapia como tratamento.

A terapia, contudo, é indicada em diversas situações – inclusive em casos em que não há doenças mentais. Isso porque a prática traz muitos benefícios para o indivíduo, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A psicóloga Bianca Reis destaca a importância e o momento adequado para iniciar uma terapia “”ACHO QUE NÃO ESTOU TÃO MAL PARA COMEÇAR A TERAPIA”: Será que isso procede? Tem como mensurar o quão mal devemos ficar/estar pra buscar um psicólogo ? Não há mal algum em buscar em si e em familiares e amigos estratégias de enfrentamento.  Não há mal algum em experimentar e criar alternativas para problemas e situações pessoais. Muito pelo contrário.  Precisamos sim, buscar em nós as possibilidades para viver e conviver com as questões da nossa vida, porém não podemos ser negligentes com as ocorrências”.

Antes de entender como ela funciona e quais são os seus benefícios e indicações, descubra o que é terapia.

A terapia é o tratamento de questões emocionais, comportamentais ou psicológicas. São utilizadas técnicas científicas, verbais e não verbais, em que o profissional – o psicólogo – conduz o paciente à reflexão para melhorar, ou até solucionar, seus problemas.

“A procura por um psicólogo é indicada não só para quem tem grandes obstáculos ou distúrbios. A terapia pode ser positiva para toda e qualquer pessoa que queira lidar da melhor maneira possível com o dia a dia, contratempos, questões de maturidade, força e até inseguranças. A terapia é, também, um tratamento também para transtornos mentais, como ansiedade e depressão, sempre aliado a outras especialidades. Um fato curioso e muito comum é que muitas pessoas só começam psicoterapia depois de ter tentado de TUDO”, acrescenta Bianca Reis.

Apesar de todas as vantagens, as pessoas ainda se negam a começar uma psicoterapia e, a psicóloga Bianca Reis aponta algumas hipóteses para esta negativa.

1. Existem pessoas que optam por se ver como autossuficientes para não encarar questões desconfortáveis;

2. Tem gente que ainda pensa que ir ao psicólogo é sinal de fraqueza;

3. Ainda existem tabus relacionados a “ir ao psicólogo” onde quando se ouve “você precisa de terapia” o indivíduo recebe e absorve a recomendação como ofensa;

4. Há pessoas que alimentam o mito de que o serviço é inacessível financeiramente;

5. Por não conhecerem direito o que é a profissão e a ciência que a envolve ainda existe pessoas que acham que psicoterapia não adianta ou não funciona;

6. Há quem sabe que precisa trabalhar certos aspectos da vida, mas foge, evita, finge que não existem ou que não estão acontecendo para não ter que lidar (e isso pode acabar piorando as coisas);

7. Tem quem considere que “já se conhece o suficiente” quando na realidade o que pode estar por trás desta crença é a comodidade e insegurança de se descobrir… Dentre outras tantas hipóteses.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Carnaval