terça-feira, abril 16, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Policial que matou Leandro Lo já idealizou projeto contra a violência

Acusado pela morte de Leandro Lo, oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, e preso temporariamente, o tenente da Polícia Militar Henrique Otavio Oliveira Velozo foi o idealizador de um projeto para a prevenção de crimes contra as mulheres.

O curso, chamado Segunda Força – A Hora da mudança, foi desenvolvido em parceria com a Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo (Defenda PM), e divulgado em dezembro de 2019.

De acordo com publicações feitas à época, o projeto tinha como objetivo a preparação e a instrumentalização efetiva na defesa pessoal e em noções jurídicas para ajudar no fortalecimento da auto estima e da autoconfiança das mulheres. Além disso, Henrique Velozo, que é faixa roxa de jiu jitsu, também ministrava aulas sobre assertividade no posicionamento pessoal e em aspectos jurídicos.

Em determinado trecho de entrevista, Velozo, que conta que sempre fez artes marciais desde criança e que era lutador de jiu jitsu, diz que a ideia deste curso “era que as participantes conhecessem técnicas capazes de evitar o crime”. Disse que o foco era “a prevenção primária” uma vez que “não queremos motivar o enfrentamento, mas preparar a neutralização de um possível ataque”.

Disse que a ideia surgiu ao ver “durante as aulas das escola de formação, grande dificuldade das alunas em executar muitas técnicas que haviam sido preconizadas em manual”. Explicou que a “parte emocional” era a segunda força e que a primeira força “estava dentro de cada uma delas”.

Velozo se entregou à Justiça na noite de domingo, passou por audiência de custódia e segue preso no Presídio Romão Gomes, da PM, na zona norte. Ele foi reconhecido por testemunhas como o autor do tiro na cabeça que matou Leandro Lo, durante show em São Paulo.

le foi indiciado sob suspeita de homicídio qualificado por motivo fútil, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Amigos e familiares acreditam que Velozo já conhecia Leandro e o provocou em show propositalmente.

Testemunhas contaram que os dois se desentenderam após Velozo entrar na roda de amigos de Leandro, pegar uma garrafa de bebida e começar a chacoalhá-la. De acordo com os relatos, o policial tentava provocar o atleta.

Leandro teria em seguida derrubado o homem e o imobilizado. Outras pessoas se aproximaram e separaram a briga, sem ter havido agressões, ainda segundo relatos.

O homem teria, então, sacado uma arma e atirado uma única vez na cabeça do lutador, que foi atingido na testa. A vítima chegou a receber os primeiros socorros de um médico no local e foi levada ao hospital, mas não resistiu.

Velozo estava de folga, sem uniforme e com arma particular. Foi reconhecido por testemunhas após o clube fornecer à polícia lista de frequentadores com autorização de porte de arma. Neste domingo, ele se entregou na Corregedoria da Corporação após decretação de prisão preventiva.

Com informações do IG

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Carnaval