quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

“O Brasil tem jeito e a Bahia tem lado”, afirma Jerônimo em debate da Band

No primeiro debate entre os candidatos ao governo da Bahia, promovido pela Band, o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez uma defesa forte dos governos anteriores de Jaques Wagner e Rui Costa, apoiou o retorno de Lula à presidência e apresentou suas propostas para setores sensíveis à população, como educação e segurança pública.

“Nós estamos em um momento importante para a democracia brasileira”, pontuou Jerônimo. “Nós vamos trazer de volta a esperança, com Lula presidente. Porque o Brasil tem jeito e a Bahia tem lado. É o lado dessa ação conjunta, com o time que vem mudando a cara da Bahia. São pessoas que respeitam uns aos outros. Nós não temos problema em segurar a bandeira da paz, a bandeira do combate à fome. Estou pronto para governar a Bahia. Serei um governador educador.”

Professor universitário e ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo foi perguntado algumas vezes sobre o tema – e teve a oportunidade de expor seu conhecimento na área e projetar os avanços que serão obtidos em seu governo. “Quero destacar uma ação que vamos promover de educação em tempo integral para todas as escolas da rede estadual da Bahia”, afirmou. “Também farei com que todos os municípios da Bahia tenham a educação profissional, a juventude precisa dessa oportunidade para auxiliar no primeiro emprego, e ampliarei as possibilidades do primeiro emprego. E entrarei com uma ação inovadora: cada estudante na Bahia terá acesso a um tablet, para garantir a interação com a escola.”

Jerônimo também lembrou que o governo baiano tem assumido a educação de mais de 70 mil estudantes do Ensino Fundamental de Salvador, que seriam de responsabilidade da Prefeitura. “Estamos com sete escolas em bairros pobres de Salvador”, pontuou. “E são 200 novas escolas sendo construídas com padrão, com restaurante, com teatro, com laboratório. Só em Salvador, o governo do Estado assume 70 mil matrículas do Ensino Fundamental II, o que seriam de obrigação da Prefeitura.”

O candidato do PT destacou a parceria com o presidente Lula (PT) para avançar no combate a problemas que voltaram a assombrar o Brasil, como a inflação, a fome e o desemprego. “Vamos começar a governar a Bahia em um momento delicado da geração de emprego, da inflação e da fome”, ressaltou. “O Brasil voltou ao mapa da fome. E vamos fazer uma grande agenda com o presidente Lula de combate à fome.”

Jerônimo ressaltou que a parceria com o governo federal também será importante em outras áreas, como a segurança pública. “Temos tido (um diálogo) com o presidente Lula sobre a necessidade de ter uma política nacional de segurança pública”, afirmou. “Os grupos organizados entram e saem de todos os Estados sem uma forte fiscalização de fronteira. O Governo Federal não se posiciona frente a isso. Pior: ainda estimula a violência, em cada canto que ele vai, ele vive fazendo ‘arminha’ e estimula ainda a liberação de venda de amas como se fosse venda de alimentos ou de roupa em qualquer loja […] Nós vamos ser muito firmes e muito duros com grupos criminosos.”

Ao mesmo tempo, Jerônimo lembrou o desmonte de políticas públicas promovido pelo atual governo federal e ironizou os programas que o presidente Bolsonaro realizou na Bahia. “O governo federal destruiu programas importantes, acabou com o Minha Casa, Minha Vida, retirou recursos das universidades federais, destruiu a cultura do País”, pontuou. “O que ele vem fazer na Bahia é passear de moto, gastar gasolina de R$ 8, R$ 9 (o litro). É lamentável. Em vez de cuidar da situação de políticas públicas, de cuidar da população, ele vem brincar de moto.”

Acompanhado dos senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição, e Angelo Coronel (PSD), além do candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e do governador Rui Costa, Jerônimo reafirmou a importância dos debates políticos para a democracia e criticou a ausência do candidato Acm Neto.

“Temos de ter respeito pela sociedade como um todo”, afirmou. “Um candidato que foge, que não tem coragem de fazer um debate com os outros candidatos não tem condição, nem de longe, de fazer uma gestão. Quero reconhecer a importância que o debate tem para a democracia. A gente vive um momento muito difícil no País, com um presidente que vive pondo em cheque o Supremo Tribunal, o processo de eleição. Para a democracia brasileira, o debate é muito importante. Parabéns à Band.”

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval