segunda-feira, agosto 15, 2022
Início » Infertilidade masculina dificulta realização do sonho da paternidade

Infertilidade masculina dificulta realização do sonho da paternidade

Varicocele é uma das causas frequentes do problema

por Reginaldo Júnior
0 comentário

A infertilidade é um obstáculo à realização do sonho da gravidez para casais que, por alguma razão, não conseguem obtê-la após pelo menos um ano de relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos. Essa dificuldade afeta de 15 a 20% dos casais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas são múltiplas e os fatores exclusivamente masculinos explicam de 30 a 40% dos casos. A varicocele – presença de varizes nas veias dos testículos, que acomete 15% dos homens, está presente em até 35% dos casos de infertilidade primária (homens que nunca tiveram filhos) e 81% de infertilidade secundária (homens que já tiveram filho previamente).

O tratamento da varicocele é cirúrgico, mas se a causa da infertilidade for uma infecção ou alterações hormonais, essas devem ser tratadas previamente com medicações. Vitaminas antioxidantes específicas também podem melhorar a qualidade seminal. Se após o tratamento da causa da infertilidade a gravidez não acontecer, o casal pode recorrer a métodos de reprodução assistida, tais como coito programado, inseminação artificial e fertilização in vitro.

Para homens submetidos à vasectomia (cirurgia que torna o homem estéril), que se arrependem da esterilização, existe a possibilidade de reversão do procedimento. Antes de realizar a cirurgia, o paciente deve fazer avaliação urológica e exames pré-operatórios específicos para estimar a taxa de sucesso e, obviamente, a esposa deve ser fértil. O sucesso da reversão depende de uma série de fatores, como o tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão, idade do paciente e da técnica empregada na vasectomia, entre outros.

Varicocele – Segundo o urologista Ewerton Muragaki, integrante do grupo URO+ Urologia Avançada e Cirurgia Robótica, a varicocele, principal causa de infertilidade nos homens, provoca aumento da temperatura escrotal e redução da oxigenação testicular, levando a alterações da qualidade seminal. “A doença pode reduzir a quantidade e o movimento dos espermatozoides, modificar a morfologia dos gametas masculinos e aumentar o índice de fragmentação do DNA espermático, situações que podem ocasionar infertilidade ou aborto”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, o tratamento cirúrgico é o mais indicado para a varicocele. “A cirurgia melhora os parâmetros seminais e, consequentemente, a chance de gravidez da parceira. Caso necessite de fertilização in vitro (FIV), a chance de sucesso é maior nos pacientes operados de varicocele porque a cirurgia melhora a qualidade do sêmen e, naturalmente, a qualidade embrionária, ampliando a taxa de sucesso gestacional”, frisou o preceptor da residência em urologia dos Hospitais São Rafael (Rede D’or) e Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce).

Outras causas – A infertilidade masculina também pode ser causada por oligozoospermia (poucos espermatozoides no sêmen), azoospermia (ausência de espermatozoides), criptorquidia (testículos retidos); fatores genéticos e hormonais; infecções urogenitais; inflamações nos testículos e torção testicular; problemas de ejaculação; quimioterapia e radioterapia; problemas sexuais; obstrução do canal por onde passam os espermatozoides, síndromes específicas e até algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Em cerca de 25 a 30% dos homens inférteis, a causa é idiopática, ou seja, não é possível determinar uma causa exata.

Quando um paciente chega ao consultório de um urologista para investigar existência e causas de infertilidade, além da avaliação do seu histórico clínico e exame fisico, o especialista solicita um espermograma, exame que avalia a qualidade do sêmen e a quantidade de espermatozoides presentes nele, exames hormonais e exames de imagem. Nos indivíduos com alteração significativa da concentração espermática, uma pesquisa genética pode ser solicitada. O exame de doppler testicular pode ser útil na suspeita de varicocele ou outras alterações testiculares. Existem ainda outros testes específicos no esperma, mais sensíveis para determinar a qualidade dos espermatozoides.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Portal MF 

Sejam bem-vindos o portal de informações de entretenimento de Feira de Santana, desde 2006 realiza coberturas dos principais eventos com entrevistas exclusivas com as principais personalidades mundiais. Fique conectado também nas redes sociais.

Contatos

Direção Geral, Reginaldo Junior 

e-mail: reginaldo.junior@portalmf.com.br

Redação e produção: redacao@portalmf.com.br

Assessoria de Comunicação: redação@portalmf.com.br 

Contato: (75) 99279-4808

Principais

Últimas Postagens

Portal MF  Todos os Direitos Reservados 2022  Produzido por Alcance MKT Digital.