segunda-feira, agosto 15, 2022
Início » Atividade física é forte aliada no tratamento da asma

Atividade física é forte aliada no tratamento da asma

por Reginaldo Júnior
0 comentário

A Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula que 235 milhões de pessoas no mundo são portadoras de asma. No Brasil, a doença atinge entre 10% e 25% da população, o que representa de 20 a 50 milhões de pessoas. Quem conhece pessoas com problemas crônicos de respiração sabe que, ao convidá-las para uma caminhada mais forte, é possível perceber o receio que elas têm de uma possível crise. Muitos portadores de asma não somente evitam os exercícios, como encaram a “bombinha” (dispositivo com remédio bronco-dilatador), como a única forma de afastar o perigo do fechamento das vias aéreas. Mas um estudo recente, feito no Brasil, tende a mudar essa programação.

A pesquisa publicada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, avaliou o impacto da atividade física em pacientes asmáticos entre 20 e 59 anos, cujos sintomas estavam controlados com medicamentos e que tinham sido monitorados por seus médicos há pelo menos seis meses. O estudo concluiu que pessoas asmáticas que fazem exercícios aeróbicos ao menos três vezes por semana, por ao menos 30 minutos, conseguem inibir as crises.

“Sedentarismo, obesidade e tabagismo aumentam a tendência de crises de asma. A prática de exercícios, por outro lado, expande a capacidade pulmonar. Para isso, entretanto, o paciente precisa estar com a doença controlada”, explica o Coordenador Geral e educador físico, Nilton Mendes, da Rede Alpha Fitness.

Algumas vezes, os sintomas podem aparecer após a prática de atividade, o que leva muitas pessoas a acreditarem que a doença é incapacitante, mas o que muitos não sabem, é que manter uma rotina de atividades físicas faz parte do tratamento contra a asma. O hábito da prática esportiva fortalece a musculatura do tórax, promovendo assim a expansão pulmões e tornando a ventilação pulmonar mais eficaz.

“O indivíduo deve optar por exercício aeróbico de intensidade moderada; como caminhada, natação, dança ou até mesmo bike. O ideal é manter sempre o acompanhamento do médico e de um educador físico”, explica Nilton.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Portal MF 

Sejam bem-vindos o portal de informações de entretenimento de Feira de Santana, desde 2006 realiza coberturas dos principais eventos com entrevistas exclusivas com as principais personalidades mundiais. Fique conectado também nas redes sociais.

Contatos

Direção Geral, Reginaldo Junior 

e-mail: reginaldo.junior@portalmf.com.br

Redação e produção: redacao@portalmf.com.br

Assessoria de Comunicação: redação@portalmf.com.br 

Contato: (75) 99279-4808

Principais

Últimas Postagens

Portal MF  Todos os Direitos Reservados 2022  Produzido por Alcance MKT Digital.