Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 21 de Agosto de 2017 ás 14:19:27

 A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga o resultado da segunda convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, que visa impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. 

No total, 373 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 01 de setembro a 21 de dezembro de 2017, das quais aproximadamente 200 foram aprovadas. As inscrições foram avaliadas por comissões individuais para cada equipamento, estruturando uma agenda conjeturada a partir do diagnóstico concreto de demandas para um período de quatro meses. O resultado pode ser consultado no site da SecultBA

As propostas convocadas para compor as agendas dos espaços culturais deverão encaminhar o pedido de pauta preenchido para a coordenação do espaço cultural no período de 21 a 25 de agosto, com as mesmas informações indicadas no resultado da convocatória. Os proponentes que apresentarem o pedido de pauta serão convocados para assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade entre os dias 28 e 31 de agosto de 2017. Aqueles que não assinarem os Termos de Compromisso e responsabilidade no período indicado serão desclassificados para convocação dos proponentes que estão na lista de suplentes. 

Os projetos vão ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia: em Salvador, a Casa da Música, o Centro Cultural Plataforma, o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Espaço Cultural Alagados e o Espaço Xisto Bahia; em outras cidades da Bahia, participam a Casa de Cultura de Mutuípe, o Centro de Cultura de Guanambi, o Centro de Cultura ACM (Jequié), o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), o Centro de Cultura de Alagoinhas, o Centro de Cultura de Porto Seguro, o Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), o Cine-Teatro Lauro de Freitas e o Teatro Dona Canô (Santo Amaro). 

As propostas selecionadas para o Centro de Cultura de Alagoinhas serão divulgadas na segunda-feira (21). 

AVANÇOS – A convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço se apresenta como uma sistematização de práticas republicanas do uso de equipamentos públicos. Até este lançamento, as demandas de uso das dependências dos espaços culturais eram tratadas individualmente, com base em regulamentação e documentos oficiais e públicos, porém com limitações de alcance e de planejamento a médio prazo. A chamada garante a formatação de uma campanha para visibilizar os normativos, com os mesmos princípios e prazos para todos, estipulados a partir de regulamentos já existentes, sem qualquer burocratização do processo. 

A avaliação das propostas se deu com base no mérito artístico e relevância artístico-cultural; na viabilidade de execução; na experiência e qualificação dos profissionais e artistas envolvidos; e na consonância com as políticas culturais. As selecionadas terão desconto de 50% sobre os valores de pauta ou percentual de bilheteria.

Por Emerson Azevedo

Publicada em 02 de Julho de 2017 ás 23:38:54

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lança a 2ª chamada pública da convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, uma seleção que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. Por meio de comissões individuais para cada equipamento, serão montadas agendas para o período de 01 de setembro a 21 de dezembro de 2017. As inscrições ficam abertas de 30 de junho até 31 de julho e são feitas por meio eletrônico, conforme orientações e documentos disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br. O resultado pode ser conferido no mesmo site, após 20 dias do término das inscrições. 

A primeira chamada, que aconteceu para ocupação do período de maio a agosto, recebeu 144 propostas sendo 125 aprovadas. Desta vez, além das inscrições serem realizadas via formulário eletrônico com ampliação do prazo para 30 dias, passa a ser optativo haver ações e/ou mobilização de público. Muda também o horário de funcionamento das salas multiuso, as condições para participação, esclarecimentos em relação a atividades apoiadas pelos editais do Fundo de Cultura - FCBA, interpretação para taxa caução, inclusão de três opções de datas/períodos para realização e a assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade, sujeito a desclassificação se não cumprido no prazo indicativo. 

Para a diretora de Espaços Culturias, Maria Marighella, o Ocupe tem ajudado a demonstrar as necessidades de qualificar os mecanismos de acesso aos espaços e a relação estado e sociedade civil, bem como analisar aquilo que precisa ser  otimizado dentro da campanha. “A 1ª chamada correspondeu a nossa expectativa por ser algo novo, mas que precisará ser cada vez mais aprimorado. Por isso lançamos a 2ª chamada, com algumas mudanças, no intuito de abrir as portas dos nossos espaços culturais para que a comunidade cultural se sinta ainda mais convidada a ocupar o palco”, disse. As expectativas para a 2ª chamada é continuar a qualificar processos, organizar e publicizar procedimentos, democratizar o acesso e garantir transparência, ainda segundo a diretora.

Podem participar desta chamada propostas artístico-culturais, dos mais variados setores e expressões da cultura, apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, que intencionem ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia. Em Salvador, são os seguintes espaços: Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Em outras cidades da Bahia, participam: Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Guanambi, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Cine-Teatro Lauro de Freitas e Teatro Dona Canô (Santo Amaro). 

O trabalho é desenvolvido pela SecultBa, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Segundo o superintendente Sandro Magalhães, “o Ocupe Seu Espaço traz melhorias físicas, de comunicação, de participação social, além de fortalecer a legalidade, a democratização e a transparência do uso dos espaços”. 

COMO FUNCIONA – Atualmente, as demandas de uso das dependências dos espaços culturais são tratadas com os seus coordenadores e coordenadoras, com base em regulamentação e documentos oficiais e públicos, porém com limitações de alcance e de planejamento a médio-prazo.

A avaliação se dará com base no mérito artístico e relevância da proposta artístico-cultural; na viabilidade de execução da proposta; na experiência e qualificação dos profissionais e artistas envolvidos; e na consonância com as políticas culturais. As propostas selecionadas terão desconto de 50% sobre os valores de pauta ou percentual de bilheteria. Não há, no entanto, nenhum outro tipo de apoio financeiro ou repasse de recursos. 

A SecultBA esclarece ainda que o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, e o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, estão em processo de licitação de obras para requalificação de sua sala principal. Para resguardar qualquer impasse de uso no período, o espaço não foi incluído nesta segunda chamada. O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, também passa por calendário de obras e, por isso, só atende nas Salas Multiuso, Anfiteatro (Concha), Foyer e na Área Externa. 

Serviço:

OCUPAÇÃO DE PAUTAS ARTÍSTICO-CULTURAIS DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA SECULTBA – OCUPE SEU ESPAÇO

Inscrições: de 30 de junho a 30 de julho

Período de ocupação: 01 de setembro a 21 de dezembro de 2017

As inscrições e documentos disponíveis estão no site www.cultura.ba.gov.br.

Mais informações: ocupe@cultura.ba.gov.br

 

Por Emerson Azevedo

Publicada em 02 de Julho de 2017 ás 23:23:22

A partir de 1º de julho, sábado, e até o mês de outubro deste ano, a Rádio Educadora FM/Irdeb transmitirá programas de 5 a 6 minutos, com obras dos compositores inscritos no Mapa Musical da Bahia. O projeto que consiste em divulgar e dar oportunidade a artistas de todo o estado é realizado pela Coordenação de Música/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O mapeamento tem como objetivo identificar, valorizar e promover a diversidade da música na região, reconhecendo a produção autoral dos músicos e profissionais que atuam nos seus 27 Territórios de Identidade.

Com entrada em dois horários, 10h30 e 15h30, de sábados e domingos, a Rádio Educadora já começa a apresentar o primeiro trabalho em 1º de julho, a obra De Qualquer Maneira, de Aiace. No feriado do dia 2 de julho vai ao ar Festa No Mar, composição de Aloíso do Cavaco executada pela banda Barlavento. No dia 8 será apresentado Chuva Chover, do Bailinho de Quinta. No domingo, dia 9, É Preciso, da banda de reggae A Unidade.

Seguindo o cronograma de veiculação, no sábado seguinte, dia 15, o público conhece a composição Na Cordadeira, de Anderson Petit, executada pelo grupo BaVi; no domingo, 16, Transe, de Danilo Fonseca e Adriana Gabriela. No dia 22, será a vez do grupoSanitário Sexy com a canção Não Valho Nada, de Armando Rafael; no domingo, 23, será veiculada Novo Dia, de Soraia Drummond. No sábado, 29, a rádio coloca na programação Minha Flor, de Valney José, e, fechando o mês de julho, no domingo, dia 30, Cirque de Júlia, de Vander Vous.

Seleção - A avaliação e seleção dos autores foi composta por uma banca do Mapa Musical da Bahia formada pelo jornalista Luciano Matos e por Eduardo Bandeira e Wendel Medina, respectivamente assessor do gabinete e assessor da Coordenação de Música da Funceb, que concluíram as análises no dia 6 de dezembro de 2016.

Eles fizeram as audições e curadoria do conteúdo enviado por artistas baianos inscritos na plataforma do Mapa Musical (www.mapamusicaldabahia.com.br) entre sua 3ª e 5ª chamada de inscrições, referentes aos anos de 2014 a 2016. Foram 2086 obras musicais cadastradas. As inscrições para a quinta chamada do Mapa Musical da Bahia foram encerradas em janeiro de 2017.

Estas obras identificadas com potencial para promoção, divulgação e difusão foram classificadas por esta comissão de avaliação que selecionou 32 músicas e duas listas de suplência. 

Grade de veiculação de Julho a Outubro:  

Ordem

Compositor e Música

Dia/ HORA

1.         

AIACE - DE QUALQUER MANEIRA

(SÁBADO)

01 JUL

2.         

ALOÍSO DO CAVACO - FESTA NO MAR (EXECUÇÃO: BANDA BARLAVENTO)

(DOMINGO)

02 JUL

3.         

BAILINHO DE QUINTA - CHUVA CHOVER

(SÁBADO)

08 JUL

4.         

A UNIDADE - É PRECISO

(DOMINGO)

09 JUL

5.         

ANDERSON PETIT - NA CORDADEIRA (EXECUÇÃO: DUO BAVI)

(SÁBADO)

15 JUL

6.         

DANILO FONSECA E ADRIANA GABRIELA – TRANSE

(DOMINGO)

16 JUL

7.         

ARMANDO RAFAEL - NÃO VALHO NADA (EXECUÇÃO: SANITÁRIO SEXY)

 

(SÁBADO)

22 JUL

8.         

SORAIA DRUMMOND - NOVO DIA

 

(DOMINGO)

23 JUL

9.         

VALNEI JOSÉ - MINHA FLOR

(SÁBADO)

29 JUL

10.      

VANDER VOUS - CIRQUE DE JÚLIA

(DOMINGO)

30 JUL

11.      

BANDA METÁFORA - ESTRADE DE FERRO

(SÁBADO)

05 AGO

12.      

CÁSSIO NOBRE – ANDALUZ

 

(DOMINGO)

06 AGO

13.      

CLEBER EDUÃO -  CINCO SENTIDOS (COAUTORIA: CLENDSON BARRETO)

 

(SÁBADO)

12 AGO

14.      

DU TXAI – SEGREDO

(DOMINGO)

13 AGO

15.      

ENIO - BATIDA NACIONAL

(SÁBADO)

19 AGO

16.      

FÁBIO HAENDEL – NUVENS

(DOMINGO)

20 AGO

17.      

FILIPE LORENZO - DANÇA DOS MUNDOS

(SÁBADO)

26 AGO

18.      

GIDEÃOEVANGELISTA – SOULTEROPOLITANO (EXECUÇÃO: DEON JAZZ)

(DOMINGO)

27 AGO

19.      

JÚLIO CALDAS - HERÓI ANÔNIMO,VAQUEJADA

(SÁBADO)

02 SET

20.      

JEÃ DE ASSIS - MENINA DA PRAIA

(DOMINGO)

03 SET

21.      

MARCELO CANTALINO - RACIONALMENTE IRRACIONAL

(SÁBADO)

09 SET

22.      

MARJAHO - TEMPOS MODERNOS

(DOMINGO)

10 SET

23.      

ORQUESTRA DE BERIMBAUS AFINADOS DAINHO XEQUERÊ - LAUÊ LAUÊ

(SÁBADO)

16 SET

24.      

OFÁ - NOSSO SUSPIRO

(DOMINGO)

17 SET

25.      

PAULO AKENATON - CIRANDA DO TEMPO

(SÁBADO)

23 SET

26.      

PEDRÃO- BARBEARIA DO JULHINHO (COAUTORIA: PAULO HENRIQUE, EXECUÇÃO: GRUPO BOTEQUIM)

(DOMINGO)

24 SET

27.      

RADIOLA - GELO LISO É PARAÍSO PRA QUEM SABE DANÇAR

(SÁBADO)

30 SET

28.      

RAIMUNDINHO DO ACORDEON - A FRASE

 

(DOMINGO)

01 OUT

29.      

RICARDO MARQUES - PASSÁRGADA 45

(SÁBADO)

07 OUT

30.      

SÉRGIO DI RAMOS - ROSÁRIO LICURI (PARTICIPAÇÃO QUINTETO VIOLADO)

(DOMINGO)

08 OUT

31.      

TABULEIRO MUSIQUIM - PORTO DA BARRA (PARTICIPAÇÃO LUIZ CALDAS)

(SÁBADO)

14 OUT

32.      

TUTANO - CHEGAR E PARTIR

(DOMINGO)

15 OUT

 

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo