Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 01 de Outubro de 2015 ás 00:03:28

CRU: dupla baiana divulga primeiro EP do projeto idealizado como Laboratório Musical

 Concebido 100% na base do “Do It Yourself”, projeto atinge marca consideravel de plays na primeira hora de lançamento em plataforma inovadora.

 

Sem eufemismo, sem disfarce, áspero, duro. Que não passou por preparação especial; em estado natural. O nome CRU é autoexplicativo e resume a essência do projeto, idealizado pelos amigos André Ávila e Tazzio Puccinelli e que sempre foi pensado como uma espécie de Laboratório Musical, no melhor estilo DoItYourself. Em quatro dias no final do ultimo mês de Julho na fria Curitiba, os dois se propuseram a uma experiência onde, pela primeira vez poderiam produzir qualquer coisa, inclusive nada, tendo apenas o relógio regressivo como fator determinante. No fim saíram quatro músicas; duas delas lançadas no último dia 22 de setembro, na plataforma Bandcamp (www.crumusic.bandcamp.com), onde o público pode ouvir gratuitamente os singles “OITO“ e “Prólogo”, que fazem parte do chamado SIZE A do primeiro EP fruto do projeto, ou fazer o download das músicas pelo preço que quiser.

“A ideia de criar um espaço para criação e gravação em tempo integral já era algo que a gente sempre teve a vontade de fazer. No meu trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade nós fizemos algo parecido, compondo e gravando as trilhas de um documentário, mas foi algo menor. Depois que Tazzio foi morar em Curitiba as coisas esfriaram um pouco.”, conta André, que depois de sair do emprego onde trabalhou durante três anos, resolveu retomar a ideia que que originou o CRU. “Eu estava em São Paulo quando me veio a ideia de estender a viagem até o sul pra fazer essa brincadeira aí. Mandei uma mensagem pra ele (Tazzio) perguntando oquanto a gente conseguiria produzir em quatro ou cinco dias e ele disse ‘venha’ “, conclui. Em Curitiba, as coisas fluíram bem. Toda a base do projeto foi gravada em casa. Unindo influências diversas e respirando o projeto 24 horas por dia, a dupla só entrou no estúdio Diesel, no último dia pra gravar uns trechos de guitarra.

O som tem uma característica experimental e ambiente. Músicas com timelines bem definidas, com bases instrumentais e o detalhe de um sample dito pelo personagem vivido pela atriz Charlotte Gainsbourg no filme Ninfomaníaca, do polêmico diretor Lars von Trier, na música intitulada “Prólogo”. “É um trecho onde ela fala que sempre espera mais do pôr do sol. Acho que encaixou no verso, completando o sentido da ideia transmitida pela música.” Conta Puccinelli. A mixagem e masterização também foram assinadas pela dupla, que desde então toca as ideias do projeto via Skype e pretendem lançar o SIZE B do EP ainda esse ano. “São músicas com propostas diferentes das iniciais, daí a ideia de separar em dois lados. Mais uma música autoral e uma versão também. Estamos trabalhando pra dar uma cara pra elas e lançar o mais breve possível.” completa Tazzio. 

A escolha pelo BandCamp

Bandcamp é uma empresa formada em 2007  pelos co-fundadores do Oddpost; Ethan Diamond e Shawn Grunberger, juntamente com os programadores Joe Holt e Neal Tucker.,Mais tarde, em 2008, lançaram a plataforma online para artistas independentes conseguirem divulgar e vender a sua música autonomamente. Os utilizadores do Bandcamp podem usufruir de um microsite personalizável onde podem partilhar a sua música. Todas as faixas podem ser reproduzidas gratuitamente via streaming e compradas independentemente ou em conjunto com o álbum.

A música pode também ser comprada como um presente. O upload de música para a plataforma é gratuito, no entanto, o Bandcamp cobra uma percentagem de 15% no total de vendas no microsite do utilizador, e que é reduzida para 10% após o valor total de vendas do mesmo ultrapassar os 5000 dólares. E não haveria melhor forma de divulger um trabalho tido como Laboratório Musical. Com liberdade de criação e propagação orgânica, o CRU atingiu uma considerável marca de plays na primeira hora de lançamento. Os próximos passos dessa jornada maluca de dois amigos ainda é um mistério, mas com aceitação média de 54% (com base da análise do site, 54% das pessoas deram play e ouviram mais de 90% das duas faixas) o projeto, tido como despretencioso, pode ganhar novos capítulos em breve.

Ouça em: www.crumusic.bandcamp.com

 

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo