Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 05 de Agosto de 2015 ás 18:27:04

Circuito traz montagem do clássico A Bela e a Fera neste sábado para Feira de Santana‏

Foto: Divulgação

O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo “A Bela e Fera”, neste sábado, dia 8, no Teatro da CDL. Em homenagem ao Dia dos Pais, a montagem, inédita em Feira de Santana, terá duas apresentações, às 16 horas e às 17h30.

O espetáculo é encenado pelo grupo paranaense Cia. Abração, que faz uma releitura da obra, adaptando-a ao contexto brasileiro dos bailes de Carnaval, com todas as suas características culturais, códigos e musicalidade que vai do samba ao frevo, passa pelas singelas marchinhas para valorizar a arte e valores essenciais, questionar o conceito de beleza, falar de virtudes humanas e do amor. A história é narrada por um bloco carnavalesco e se utiliza de todas as alegorias do Carnaval. Fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba são utilizados ao vivo pelos atores. A entrada é gratuita e as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes do espetáculo até o limite do teatro. 

Na peça, o protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível Fera. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil. 

A reflexão sobre a importância da música e da poesia para se chegar a valores imateriais que possam construir relações humanas subjetivas, essenciais e valorosas, tendo como subtexto a história de um questionável e improvável amor de uma Bela moça e uma horripilante Fera é o objetivo da montagem.

Além de oferecer uma programação cultural regular à comunidade, o Circuito tem contribuído para formação de público com espetáculos de reconhecida qualidade e atrações voltadas, especialmente, para crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e quarto sábado de cada mês. A maratona cultural prossegue com grupos teatrais locais e nacionais, até dia 28 de novembro, quando a quinta edição do Circuito será encerrada. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, CDL, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart e da Lima Produções Culturais. A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas no site http://www.circuitoculturalbelgobekaert.com/      

Serviço: 

Circuito Cultural Belgo Bekaert

Espetáculo:  A Bela e Fera / Cia Abração

Onde: Teatro da CDL (Praça Monsenhor Renato Galvão, nº 173, Feira de Santana)

Quando: 08/08/15 (sábado)

Horário: 16h e 17h30

Duração:  50 minutos

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita (as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça até a capacidade do teatro). 

 

  

 

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo