Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 09 de Julho de 2015 ás 22:42:39

Trilhas Baianas abre o CENA, SOM & FÚRIA no Teatro Gregório de Mattos

 A primeira etapa do CENA, SOM & FÚRIA será aberta com Trilhas Baianas. Três compositores de produção ativa na cena teatral baiana - Jarbas Bittencourt, João Milet Meirelles, e Luciano Salvador Bahia se uniram para montar o show inédito, Trilhas Baianas, que será apresentado no próximo dia 15 de julho, a partir das 20 horas, no Teatro Gregório de Mattos. Na apresentação, os criativos músicos revisitam trilhas sonoras e canções criadas especialmente para espetáculos de teatro e dança da Bahia. 

Diferentes pensamentos sonoros revelam a polifonia da cena baiana que transborda entre áfricas, buzinas, sertões, sonhos, pixels e outras veredas digitais. O repertório ressalta a grande vocação da cena local em articular dramaturgia e música. Além dos compositores se revezando entre voz e instrumentos, haverá ainda a participação especial da atriz e cantora Lia Lordelo além do cantor e compositor baiano Ronei Jorge. 

Trilhas de espetáculos teatrais como "Jango: uma tragedya" (direção de Marcio Meirelles), composta por João Milet Meirelles, "Camila e o Espelho" (direção de Jorge Alencar), de Luciano Bahia e "EXU, a Boca do Universo" (direção de Fernanda Júlia), de Jarbas Bittencourt estarão no show, além das composições para dança como “Nó” (direção de Giltanei Amorim e Olga Lamas) e “Ouriço” (direção Leonardo França), ambas feitas por João Milet Meirelles. 

CENA, SOM & FÚRIA é uma plataforma artística com ações integradas que relacionam música e artes performativas em Salvador. A primeira etapa do projeto acontece de julho a outubro de 2015, ocupando o Teatro Gregório de Mattos, reaberto depois de oito anos fechado. A programação contempla teatro, musical, arte sonora, música experimental e dança contemporânea por meio de diversas atividades como oficinas, shows e espetáculos locais, nacionais e internacionais. 

O projeto é uma realização da Dimenti Produções Culturais em parceria com a Associação Conexões Criativas com patrocínio do Ministério da Cultura e do Itaú, através da Lei Rouanet. CENA, SOM & FÚRIA conta também com a parceria da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos e Teatro Gregório de Mattos.  

Mini-currículos : Jarbas Bittencourt é cantor, compositor e produtor musical. Ha 17 anos é Diretor Musical e Coordenador do Bando de Teatro Olodum. É responsável também pelas trilhas sonoras do Grupo Nata - Grupo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas e da Cia dos Comuns - RJ. Compôs a musica original e dirigiu musicalmente mais de 100 espetáculos nos últimos 17 anos. 

João Milet Meirelles é músico e fotógrafo. Com um gosto maior pela composição, se dedica à pesquisa do som com uma atenção especial para as texturas e timbres. Vindo de uma família de artistas do teatro e com extensa experiência na cena, seu trabalho de fotografia, composição, produção e direção musical se encontram e criam um corpo estético próprio. É formado em Composição, pela UFBA; Áudio e Acústica, pela IAV; Livre improvisação, pela ECA/USP, além de ser fotógrafo autodidata. 

Luciano Salvador Bahia é compositor, instrumentista e produtor e foi premiado em 2005 com o Prêmio BRASKEM de música gravando seu primeiro CD, "1". Seu segundo trabalho, "Abstraia, Baby" (2014) teve indicação para o Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum do ano. Cinco dos seus shows se transformaram em especiais da TVE-BAHIA. No teatro, Luciano escreve trilhas desde os anos 90, já tendo trabalhado com todos os grandes diretores baianos e de fora, como João Falcão e José Possi Neto. Na área de dança fez a trilha dos 25 anos do BTCA, do grupo Intrépida Trupe (RJ) e do Dance Brazil (com temporadas em NY), entre muitas outras. Já produziu CDs e faixas para artistas como Márcia Castro, Cláudia Cunha, Mariene de Castro, Jota Velloso e Manuela Rodrigues. Já teve por duas vezes canções suas incluídas na trilha sonora de novelas da Rede Globo. 

Serviços 

Primeira etapa do CENA, SOM & FÚRIA 
Show de abertura: Trilhas Baianas
Quando: 15 de julho (quarta-feira)
Horário: ás 20 horas
Onde: Teatro Gregório de Mattos 
Endereço:  Praça Castro Alves – Centro
Informações: www.cenasomefuria.com.br 

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo