Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 20 de Julho de 2016 ás 13:29:10

Autor feirense lança livro na próxima semana

Foto: Geovane Peixoto

 Criador da página Neologismo, que tem mais de meio milhão de seguidores, lança seu primeiro livro pela editora Sextante

Algumas pessoas têm o dom de traduzir os sentimentos em palavras e eternizar cada emoção em forma de crônicas.  Matheus Rocha é uma delas. Há mais de três anos ele compartilha em sua página Neologismo, textos sobre o cotidiano.  Visto pelos internautas como um "terapeuta das redes sociais", esse baiano de Feira de Santana recebe por mês mais de 1500 mensagens com pedidos de conselhos.

Em julho, a editora Sextante edita seu primeiro livro, No meio do caminho tinha um amor.  Em 50 textos inspiradores e alguns inéditos, Matheus conduz o leitor às diferentes formas de demonstrar afeição pelo outro, seja no fim, meio ou no começo de um relacionamento.

O enredo vai da saudade que machuca, passando pela esperança de encontrar aquele alguém especial, até as delicias de se apaixonar e viver um romance. A ideia do autor é que o livro possa ser muito mais do que simplesmente uma obra sobre o sentimento. Na introdução do livro, Matheus sugere que o leitor demonstre paixão, compaixão ou até repulsa, se for o caso, mas que não deixe de registrar em cada página seus pensamentos sobre o assunto abordado.

“Se puder, pegue lápis, caneta, marcador ou algo que o ajude a deixar suas impressões sobre o papel... Qualquer coisa que permita a você interagir comigo, com as palavras, com as frases, com as nossas vidas descritas em forma de texto. Não tenha pena. Risque as páginas se sentir vontade. Vá além de apenas entender o que eu quero dizer. Mostre-me, com suas próprias palavras, que eu estava certo ou perdidamente errado quando escrevi estes parágrafos”, avisa o autor.

Aliando os textos com as ilustrações de Phellipe Wanderley, o livro é uma ode aos apaixonados. Feito na dose certa, sem filtros de qualquer censura, tal qual este sentimento deve ser. 

Sobre o autor:

Matheus Rocha nasceu em 1991 em Feira de Santana, na Bahia. Ainda pequeno, rabiscava poemas e textos que narravam seu cotidiano, utilizando-se da escrita como forma de expressão. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana, e atua na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de sua cidade.

Sem nunca ter parado de escrever crônicas e textos curtos, em 2012 Matheus os reuniu em um lar virtual chamado Neologismo, que inicialmente teve formato de Tumblr, depois migrou para o Facebook, ganhou asas com um blog e hoje passeia também pelo Instagram e pelo Twitter. Aborda assuntos que variam entre amor, amizade, sonhos e vida. Ele fala sobre viver. Sobreviver. Com suas criações, dá vazão à sua missão de ajudar as pessoas a encontrar conforto, e talvez alguma lógica e algum afeto, em toda a confusão que é inevitável na vida de qualquer ser humano. Agora, seus escritos encontram uma nova casa, com este livro publicado pela Editora Sextante. 

Sobre o livro:

No meio do caminho tinha um amor, de Matheus Rocha

Páginas: 176

Formato: 14 x 21 cm​ 

Sobre o lançamento:


Sábado, 23 de julho, 18h, na Entrada E3 do Boulevard Shopping

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo