Portal MF

Coluna Feira Terra de Cultura

Tudo sobre a cultura feirense.
Por Emerson Azevedo

Publicada em 09 de Fevereiro de 2016 ás 23:06:13

Confissões de Mulheres de 30 chega a Feira de Santana sucesso de público e crítica em Salvador

Foto: Genislon Coutinho

 Preocupações, amores, trabalhos, terrores e glórias das mulheres de 30: Na cidade do Rio de Janeiro, durante o verão de 1993, dirigidas por Domingos Oliveira, 4 corajosas atrizes cariocas decidiram levar a público o que antes somente seria possível revelar em diários íntimos. Sua finalidade: traçar o perfil sociológico das mulheres de classe média na sua faixa etária.

O conjunto dos depoimentos transformou-se na peça “Confissões de Mulheres de 30”, um must da temporada de 93, que permaneceu em cartaz durante cinco anos, viajando pelo país. Enquanto isso, o curioso estudo de comportamento ganhava projeção internacional. A peça foi representada com surpreendente êxito em Buenos Aires, México, Miami, Portugal e Espanha. 

Alguns assuntos abordados: Casamento, primeiro namorado após a separação, filhos, ex-maridos, tipos de homem no Amor, grandes sonhos, sexo, mercado de trabalho e a preocupação com a maturidade. 

 O ELENCO 

Nanda Lisboa começou a trabalhar como modelo aos 11 anos, aos 16 se mudou pra São Paulo, onde começou a fazer muita publicidade e cursos de interpretação. Anos depois entrou para o grupo de teatro Companhia da Casa, onde fez os espetáculos A Dama do cabaré, Ervilha Sapo Junior e Gracias Lolitas. Na TV, fez as novelas Araguaia, 18h e Sangue Bom, 19h, ambas na rede Globo. 

Mariana Moreno é atriz e produtora. Tem no currículo importantes nomes da cena nacional - Hamilton Vaz Pereira, Camilla Amado, Emílio de Mello, Gilberto Gawronski, José Celso Martinez Corrêa, Sergio Britto, Cristina Flores, Cristina Pereira, Ricardo Blat - e já mora em Salvador há 10 anos, onde trabalhou em diversos espetáculos (Apartamento 1201O Mundo de Dentro, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, etc.), filmes publicitários e como locutora. Em 2012, criou a Baú Produções Artísticas, através da qual realiza projetos culturais pioneiros na cidade (Vozes da Literatura, Festival Bienal CurtaCena de Teatro, De Sol, de Céu e de Lua, entre outros.). 

Mariana Borges é bailarina clássica de formação e ex-atleta da seleção brasileira de ginastica rítmica. Formou-se atriz pelo XXIV Curso Livre de Teatro da UFBA, participou de espetáculos como "Cantata para Piano e Pedras Opus 68" direção de Paulo Cunha, "Pavio Curto" direção Fernanda Julia, "O Sumiço da Santa" direção de Fernando Guerreiro.

 Confissões de Mulheres de 30 por Domingos Oliveira:

Mulheres de 30 foi um subproduto de Confissões de adolescente. Priscilla Rozenbaum e outras atrizes amigas, na faixa etária dos 30, tiveram a idéia. O texto não seria escrito por mim, e sim pelas próprias atrizes. Eu apenas depois transformei em espetáculo.

Para surpresa nossa, a peça ficou 3 anos em cartaz no Rio, pendendo para a América Latina, Espanha e Portugal.  Na Argentina e na Espanha foi um sucesso extraordinário. Enfim, pode ser dito que este trabalho já foi assistido por milhões de pessoas.

A cada montagem as atrizes contribuem com boas histórias suas, para manter atual o panorama comportamental de sua faixa etária.

Depoimentos sinceros, sem vergonhas, das de 30 é irresistível, como digo no espetáculo: “Elas vivem no agora ou nunca, perderam a inocência e ainda não adquiriram a sabedoria.

As jovens são quem melhor sonham o amor, as mulheres mais velhas acham melhor e conservam o amor, a mulher de Trinta é quem melhor faz o amor. ”

Estou com saudade de ver isso no palco de novo. Por isso, com bom grado, vejo esta remontagem protagonizada por três fogosas atrizes que farão justiça aos papéis....

Homens da plateia, agarrem-se em suas cadeiras, as mulheres de trinta atacam outra vez!

SERVIÇO

 Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim

Quando: 13/02 às 21h e 14/02 às 19h

Informações: (75) 3488-9379 (75) 99291-0010

Classificação 14 anos

PARA ESTE ESPETÁCULO SERÁ UTILIZADA A LEI DA MEIA ENTRADA, DE ACORDO COM A   Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013 , promulgada e regulamentada pela Presidente Dilma Roussef.

Vendas de Ingressos: Balcão do Boulevard Shopping / R$ 40,00 Inteira e R$ 20,00 Meia

  

Por Emerson Azevedo

Outras postagens de Emerson Azevedo